FANDOM

thumb|300px|right|Veja a primeira vez que Crash lutou com Cortex
Crash4
Crassh
Crash
O herói principal da série. Crash era somente um Oriental Barrado Bandicoot até ele ser capturado pelo cientistas do mal Dr. Neo Periwinkle Cortex e seu mecânico Dr. N. Brio em uma tentativa de criarem um exército de animais mutantes para dominarem o mundo, mas o experimento falha e Crash não adquire maldade no coração. Desde então ele vira o maior inimigo de Cortex. Seus passatempos preferidos são comer frutas Wumpa (uma espécie de fruta que lembra uma mistura de uma maçã com um pêssego),dormir e namorar.Um ano depois, Cortex reconstruiu sua aeronave, e seu novo ajudante, N. Gin (um cientista que, devido a um acidente em uma fábrica de mísseis, tem um lado da cabeça todo robotizado, além de um míssil preso nela), diz a ele que apenas aquele cristal não seria suficiente para refazer sua máquina Evolvo-raio, mas que ele precisaria de outros 25 menores, que estavam espalhados pela Terra, e que ele não tinha nenhum amigo para achá-los. Então, Cortex diz a famosa frase: "Se não temos nenhum amigo, vamos usar um inimigo...". Enquanto isso, Crash e sua irmã, Coco Bandicoot estão na ilha N. Sanity, sua ilha natal, quando a bateria do Laptop de Coco acaba, e ela pede a Crash para procurar outra (onde será que ele vai achar uma bateria no meio da selva?). No entanto, Crash é sequestrado por Dr. Neo Cortex, que diz, através de um holograma, ter mudado de lado, e que precisa dos cristais para salvar o mundo de Nitrus Brio, que quer destruí-lo. Ao longo do tempo, vão aparecendo também outros hologramas, de Cortex, mandando-o pegar os Cristais e não as gemas, de N. Brio, mandando-o pegar as gemas, e não os cristais, e de Coco, mandando-o não pegar nada. Após o Dr. Nitrus Brio ter destruído a estação de Cortex, um dos pedaços foi parar na Terra. Ele cai em um monumento antigo, libertando uma entidade do mal, uma máscara com poderes sobre naturais. Na Ilha da Sanidade, os Bandicoots estão cuidando de seus afazeres, mas escutam uma risada maligna. A máscara Aku-Aku se surpreende e chama os Bandicoots para dentro da toca. Em uma superfície futurística, Uka-Uka, que é a tal máscara maligna, briga com Cortex, que pela causa de sua incompetência, todos os cristais e diamantes se perderam no contínuo espaço-tempo. Mas, há um novo aliado que ajudará Cortex a dominar o mundo, o Dr. Nefasto Tropy. Ele é o criador da superfície cujo o nome é Tornado Temporal e mestre do tempo. Na Ilha da Sanidade, Aku-Aku diz para nossos heróis que a tal risada era de seu irmão gêmeo do mal, Uka-Uka. Ele e Cortex querem dominar o mundo usando sua genialidade e maldade juntos. Crash deverá achar os 25 cristais no Tornado Temporal para deter Cortex e Uka-Uka , antes que seja tarde!

Três anos depois da última aventura, tudo parece estar bem na Ilha de N. Sanidade. Coco está no quintal caçando uma borboleta, mas de repente é paralisada pela arma de Córtex. Então, pobremente disfarçado de Coco, Córtex vai ao encontro de Crash, que está cavando na areia da praia à procura de um sapato, dizendo que há uma coisa estranha acontecendo na baía. Acreditando na mentira de Córtex, Crash o segue. Ao chegarem à baía, Córtex se revela, absolutamente bravo por ter sido deixado sozinho nas planícies geladas da Antártida por três anos por causa de Crash. Como resultado, ele organizou "uma pequena reuniãozinha, quase igual a uma festa de aniversário, a não ser que é o oposto exato", como ele alega. A "festa de aniversário", na verdade, consiste numa reunião de vários vilões com os quais Crash batalhou. Crash também é introduzido ao Meca-Bandicoot, um gigantesco robô parecido com um bandicoot e operado por N. Gin. Quando Crash destrói o robô facilmente, ele cai numa caverna. Córtex perde o controle de seu planador, caindo na caverna também (e levando Crash junto). Furioso devido ao fato de ser mais uma vez superado por Crash, Córtex perde o controle e ataca Crash, e os dois começam a brigar. Sua briga os levam para uma área contendo um Cristal de Poder. Quando Córtex pega o cristal, um misterioso grupo de andróides chega numa perfuratriz, pegando várias caixas de frutas Wumpa e saindo. Ao ver o cristal de Córtex, Crash o agarra, arrastando Córtex junto com ele. Depois de um tempo, eles brigam mais, escapando de uma perfuratriz no processo. Consequentemente, a dupla o faz num piscar de olhos. Ao deixarem a caverna, a dupla é recebida por duas criaturas parecidas com papagaios cujos nomes são Victor e Moritz, e se auto denominam Gêmeos do Mal, e planejam destruir a Córtex e todas as Ilhas Wumpa. Por Córtex não estar impressionado, eles demonstram seu poder arrancando o cérebro de Córtex telepaticamente e o atirando nele. Córtex sai correndo gritando, segurando seu cérebro. Crash encontra Córtex perto do vilarejo nativo, lamentando sua incapacidade de viver uma vida simples como a dos nativos. Quando ele diz isso, é coberto por um enxame de abelhas. Então, Crash precisará limpar o caminho de Córtex e mantê-lo longe de perigo. No final do caminho, Córtex é raptado por Papu Papu, que decide usá-lo como sacrifício para seu deus. Crash segue os nativos em direção ao seu vilarejo, e encontra Córtex amarrado a um totem, que tem outro Cristal de Poder no topo. Quando Crash salva Córtex e pega o cristal, o totem desmorona, derrubando Córtex na cachoeira mais próxima e Crash na frente de vários nativos zangados. Quando Crash foge do vilarejo, ele encontra Córtex num pomar de frutas Wumpa cujo dono é um fazendeiro de nome Ernest. Ele pede ajuda para livrar o pomar de algumas minhocas gigantescas e, em troca, lhe dará um cristal (uma possível paródia do objetivo de missões frequentemente usado em vários plataformas, notavelmente a série Spyro) antes de ser atirado por Córtex (que, continuando a possível paródia, alega: "Isto não é um jogo!"). Eles limpam o pomar e ganham acesso a uma área com um gigantesco deus totem chamado Tikimon, que recebe vida com a telecinésia dos Gêmeos do Mal, lamentando o fato de não haver nada tão bom como os totens na Décima Dimensão. Felizmente, Crash consegue derrotar Tikimon atirando Córtex na garganta dele, deixando-o inanimado mais uma vez. Após sua derrota, os Gêmeos alegam que seu "Dispositivo Vice-Versa Reversor" está em operação, sugando toda a bondade desta dimensão e deixando para trás o pior mundo que existe. E, com isso, eles saem. De repente, Córtex tem um plano relacionado com a já mencionada Décima Dimensão e decide que devem rumar ao seu Laboratório do Iceberg. Usando o barco de um nativo, eles chegam ao laboratório. Ao chegarem, Córtex apresenta o Laboratório do Iceberg a Crash e alega que, em mãos erradas, poderá fazer muita bondade ao mundo. Quando tenta abrir a porta da frente, decobre que o botão que a faz abrir está congelado. Sem outra opção, são forçados a tomar outro caminho. Durante o caminho, Córtex encontra um bando de pingüins que possuem um cristal. Os pingüins estão aparentemente bravos devido ao seu cheque ter voltado, cuja razão Córtex alega ser o fracasso de vendas de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Quando peixe não parece agradar os pingüins, Córtex não tem escolha a não ser atirar neles e pegar o cristal. Mais tarde, eles libertam Uka Uka de sua prisão de gelo, que, nervoso, conjura um corpo de gelo e tenta matá-los. Quando isso falha, Uka Uka tenta fugir, mas Aku Aku o detém, o informando do grande mal que ameaça destruir as Ilhas Wumpa. Com isso, ele recruta Uka Uka, que quer destruir os Gêmeos do Mal assim ele mesmo poderá destruir o planeta. Quando Crash e Córtex finalmente voltam ao laboratório, os Gêmeos do Mal chegam, usando Aku Aku e Uka Uka como máscaras comuns. À medida que eles dizem ser os mestres das dimensões, inadvertidamente alegam que são extremamente ricos. Alegando que Cortex arruinou suas vidas, eles soltam um grande bando de formigas que a dupla dispõe. Depois disso, eles saem. Os irmãos Aku-Uka começam a considerar a possibilidade de entregar Córtex aos Gêmeos do Mal numa tentativa de salvar a Terra. Então, Córtex propõe uma trégua para Crash e se tornam oficialmente parceiros. Córtex então introduz Crash ao Psicotron, uma máquina que os permitirá viajar à Décima Dimensão e derrotar os Gêmeos. Infelizmente, a máquina precisa de seis cristais para funcionar, e eles só têm quatro. Tudo parece estar perdido, mas de repente, Cortex tem uma idéia. Crash encontra Córtex na sacada do Laboratório do Iceberg. Ele aponta para o mar, dizendo que o navio de batalha de N. Gin contém os cristais que precisam. Mas o navio está prestes a zarpar. À medida que Cortex podera como chegar lá, Crash parece ter uma idéia enquanto olha para as costas de Córtex. Ele decide chutar seu traseiro, resultando sua queda. Neste estágio, ele pode usá-lo como prancha e chegar ao navio a tempo, irrompendo pela granja premiada de Córtex e o clube para adultos premiado de Cortex (o Moulin Cortex) no processo e coletando um cristal no caminho. A gigantesca bola de neve que Crash e Cortex criam esmaga a cabana de Dingodilo. Córtex está sufocado na neve, e lamenta que nenhum tesouro poderá compensar a humilhação que sofreu. Dingodilo ouve isso e acha que a dupla está caçando um tesouro. Crash decide se aventurar pelo navio de N. Gin sozinho, se desviando de inúmeros mísseis, pegando um cristal e destruindo o cesto de vigia do navio numa batalha com N. Gin. Crash cai em um longo corredor, e lá é recebido pela morsa Rusty, que quer cozinhá-lo. Felizmente, Crash foge de Rusty e escapa do navio, somente para chegar numa área cheia de caixas de dinamite. N. Gin aterrissa numa delas, o que faz com que todas explodam, resultando na destruição do navio e mandando Crash pelos ares. Ele aterrissa numa plataforma de gelo, onde se encontra com Nitrus Brio e Nefasto Tropy, que parecem saber do tesouro que Crash e Córtex procuram. Ao Crash não contar a eles onde está o tesouro, Tropy e Brio tentam "arrancar dele", e Brio, com o auxílio de uma poção, se transforma num gigantesco monstro parecido com um sapo. Ao derrotar N. Tropy, Brio catapulta a ponta da plataforma, mandando Crash de volta ao Laboratório do Iceberg, onde vê Córtex sendo confrontado por Coco, que acha que ele seqüestrou Crash. Quando ela o chuta, os dois cristais coletados voam em direção ao Psicotron, causando uma reação em cadeia que paralisa Coco mais uma vez e danifica a máquina. Córtex alega que a única pessoa que pode consertá-la é sua sobrinha Nina Córtex, que atualmente reside na Academia do Mal de Madame Amberly, e a dupla ruma ao dirigível particular de Córtex para chegar lá. No dirigível, a dupla encontra os Gêmeos do Mal, que mandam as formigas o atacarem novamente. Córtex derrota as formigas, mas agora os Gêmeos sabem onde eles vão. Como antigo estudante da Academia, Cortex sabe de um atalho ao quarto de Nina através da sala das caldeiras. Em seu caminho à sala das caldeiras, eles encontram Dingodilo, que agora sabe sobre o tesouro. Devido ao acentuado sotaque australiano de Dingodilo, Córtex não consegue entendê-lo quando ele pergunta sobre o tesouro, deixando-o muito bravo. Ele manda Córtex pelos ares com seu lança-chamas e ataca Crash. Crash derrota Dingodilo e é ejetado da sala das caldeiras. Crash continua passando por algumas salas de aula até encontrar Córtex, que pede para ele voltar ao dirigível e amarrá-lo a um lugar seguro. Cortex chega então ao quarto de Nina. Córtex decide testar as habilidades de Nina, então a manda explorar o telhado (que está cheio de formigas). Conseqüentemente, vêem que Crash amarrou o dirigível no ônibus escolar, e está fugindo com ele. Nina recupera o dirigível, mas ela e Córtex são atacados por formigas e fogem. À medida que Córtex foge, se depara com a diretora, Madame Amberly. Córtex nunca foi o favorito de Amberly, e quando choraminga que é um cientista do mal (não um barbeiro como ela acha), ela o ataca. Córtex destrói os cabos que a apóiam, o que faz com que ela caia. Ele, Crash e Nina voltam ao Laboratório do Iceberg. No dirigível, Córtex se relembra de seu passado. Quando era uma criança na Academia do Mal, ele estava desenvolvendo o Evolvo-Raio, fase 1 em seu sonho de criar um exército de superanimais. Suas cobaias eram Victor e Moritz. Quando Córtex ativou o Evolvo-Raio, acabou os mandando à Décima Dimensão. Ele desde então andou se perguntando onde poderiam estar. Mas como Córtex alega: "Cuidado com o que deseja, rapazinho. Senão, esse desejo poderá se realizar". Assim que Crash, Córtex e Nina chegam à Ilha da Duplinsanidade (a versão negativa da Ilha de N. Sanidade), Nina é raptada pela versão negativa de Crash, Crash do Mal. Córtex e Crash o perseguem até sua cabana. Lá, Córtex se oferece para que Crash do Mal pegue a ele ao invés de Nina. Crash do Mal persegue Córtex, que consegue se salvar graças à ajuda do Crash verdadeiro. Quando o trio chega à fortaleza de Victor e Moritz, eles finalmente encontram o tesouro, mas N. Tropy, Brio e N. Gin parecem ter chegado primeiro e querem o tesouro para eles. Córtex tenta avisar que o tesouro foi roubado, mas não escutarão a ele até que Córtex alegue que "ele" possa querer os diamantes de volta (mais tarde, é revelado que "ele" é um dragão (Spyro), que queima Brio, N. Gin e Tropycom seu bafo de fogo). Mais tarde, o trio finalmente encontra os Gêmeos do Mal e destrói seu robô gigante com o auxílio do Meca-Bandicoot, e então, os Gêmeos fogem e são comidos pelo Crash do Mal. De volta para o nosso mundo, Córtex tenta acabar com Crash usando o Psicotron, mas a máquina falha e Córtex é teletransportado para a mente de Crash, onde ficará por um bom tempo. Tempo depois Neo sai da mente de Crash e recomeça seus plamos malignos. Crash está a caminho e derrota Periwnkle outra vez. Um ano depois, Cortex, com o auxílio de seu antigo parceiro N. Brio, cria um assistente digital chamado "NV" (que em inglês se parece com a palavra "envy", inveja em português, e também pode significar Night Vision, "Visão Noturna" em inglês), capaz de controlar as mentes de todos. Crash, o único habitante de Wumpa Island que não foi afetado pelo NV, deve salvar a Ilha Wumpa. ´Tempo depois na base de Córtex ele reencontra e eles tem um briga e é claro que Neo Periwinkle perde. Tempo depois Crash volta mas se depara com Darth Vader. Ele o mata e rouba seus Iphones.